Jogando diante da sua torcida Santos eliminou o Bragantino e avançou à final do Paulistão
Para os torcedores mais jovens, a informação de que Santos e Bragantino já se enfrentaram numa semifinal de Paulistão, pode parecer nova, mas de fato aconteceu e tem mais de 15 anos. O duelo aconteceu em 2007.
Nesta quarta-feira (27) Santos e Red Bull Bragantino disputam uma vaga nas finais do Campeonato Paulista 2024. Em 2007, as mesmas equipes também fizeram as semifinais da competição e o Santos se deu melhor e avançou para a grande final do estadual.
Com dois jogos na capital paulista, no estádio do Pacaembu, as equipes se enfrentaram duas vezes, cada um como mandante de cada duelo. Mas os clubes não saíram do 0 a 0 e os placares garantiram vaga ao Santos para a grande final do Paulistão em 2007. O Peixe disputou a final contra o São Caetano e acabou sendo campeão.
No regulamento da época, como o Santos tinha feito a melhor campanha na primeira fase, o empate lhe garantia a vaga para a grande final e assim aconteceu. “Isso é fruto do trabalho de todos os jogadores, pela campanha que fizeram na primeira fase. Agora temos de agradecer à torcida, às nossas famílias e a todo o elenco”, disse o goleiro Fábio Costa, um dos heróis da partida, na época.
Curiosamente, os dois empates sem gols premiaram o time de melhor ataque da competição e eliminaram a melhor defesa. Com os 45 marcados na primeira fase, o Santos chega à final como o dono do principal setor ofensivo do certame. Já o Bragantino, time menos vazado (17 gols), caiu justamente quando não sofreu nenhum gol.
Na época, o Santos era comandado por Vanderlei Luxemburgo, e o treinador tinha à sua disposição grandes atletas de destaque como Fábio Costa; Antônio Carlos Zago, que viria a treinar o Red Bull Bragantino no futuro; Zé Roberto; o artilheiro Cleber Santana, vítima do acidente com o avião da Chapecoense e Maldonado, que também trabalhou no Massa Bruta.